O São Paulo anunciou oficialmente, na tarde desta quarta-feira, o retorno do zagueiro equatoriano Arboleda ao elenco. O jogador já se reintegrou aos treinos e está à disposição do técnico Dorival Júnior para a continuidade da temporada.
Arboleda estava afastado desde maio, após ficar quase um mês sem justificar sua ausência. O defensor não participou da partida contra o Cruzeiro, em 4 de abril, e viajou ao Equador sem comunicar o clube.
Em comunicado, o São Paulo informou que a decisão de reintegrá-lo foi tomada após reuniões entre o jogador, a diretoria, a comissão técnica e seus companheiros, além de avaliações que o consideraram apto para retornar às atividades. O clube destacou: “Ao longo desta semana, Arboleda reuniu-se com a diretoria, a comissão técnica e o grupo de jogadores e passou por diversas avaliações, apresentando-se apto para a reinserção à rotina da equipe.”
A decisão foi considerada a mais adequada, levando em conta aspectos disciplinares e profissionais. Durante seu afastamento, o São Paulo buscou alternativas para negociar o atleta. A única proposta formal recebida foi do Vitória, mas as condições não foram satisfatórias. Arboleda também recebeu sondagens de outros clubes, incluindo o Santos, mas as conversas não avançaram.
Com a chegada de Dorival Júnior, que já trabalhou com o jogador em 2023, o cenário para o retorno de Arboleda mudou. O treinador sempre foi favorável à reintegração do zagueiro, especialmente após a saída de Rui Costa, ex-executivo de futebol que era contrário à volta do atleta.
A última partida de Arboleda foi em 21 de março, contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. O zagueiro acumula 359 jogos pelo São Paulo e possui contrato com o clube até dezembro de 2027.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original