O São Paulo está revisando sua estratégia para a intertemporada, optando por priorizar jogos-treino em vez de amistosos com público. A mudança de planos ocorreu após a reapresentação do elenco, na última quarta-feira.
A nova abordagem busca oferecer à comissão técnica um ambiente de treinamento mais controlado, sem a presença de torcedores e sem caráter oficial. O técnico Dorival Júnior, que assumiu em maio, considera esse período como essencial para implementar suas ideias.
Atualmente, a diretoria e a comissão técnica estão trabalhando na definição dos adversários para os jogos-treino. Por questões logísticas, é provável que os testes sejam realizados contra clubes que não estão na Série A, mas que são próximos à capital paulista. A expectativa é de que o São Paulo realize mais de uma atividade desse tipo durante a intertemporada.
Inicialmente, o clube planejava dois amistosos contra equipes da Série A, incluindo uma negociação com o Fluminense para um jogo no Maracanã, promovido por um patrocinador em comum. No entanto, as conversas esfriaram devido à postura atual do São Paulo, e a tendência é que o clube não aceite os termos propostos.
O São Paulo se reapresentou no dia 17 de junho e terá 35 dias de preparação até o retorno do Campeonato Brasileiro, marcado para 22 de julho, quando enfrentará o Athletico Paranaense. Esse período de preparação é superior ao da pré-temporada, que teve menos de dez dias de treinos antes da estreia no Campeonato Paulista, em 11 de janeiro.
O clube buscou antecipar a reapresentação e foi um dos primeiros da Série A a retornar às atividades. A avaliação interna aponta que o calendário oferece uma oportunidade rara para aumentar o volume de treinamentos e acelerar a evolução da equipe.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original