O Palmeiras concedeu a Abel Ferreira um período de recesso maior do que o restante da comissão técnica, que já retornou às atividades na Academia de Futebol. O treinador ainda não se apresentou após a pausa, enquanto João Martins, Vítor Castanheira, Carlos Martinho e Andrey Lopes estão à frente dos treinos nesse início de intertemporada.

Em diálogo com a diretoria, Abel expressou a necessidade de um tempo para se desconectar do futebol e, assim, aproveitou para passar as férias em Portugal com a família, longe dos holofotes. Sua aparição mais recente foi em uma ação beneficente em Lousada, onde interagiu com um grupo de estudantes sobre a carreira no futebol.

Ainda não há uma data definida para o retorno de Abel, mas a expectativa é de que ele se apresente nos próximos dias. O Palmeiras considera que, neste primeiro momento de retreinamento físico dos jogadores, a presença do treinador não é essencial. Após um semestre desgastante, onde a equipe disputou quase 20 partidas em apenas dois meses, o descanso é visto como necessário.

O desempenho do Palmeiras até agora tem sido positivo, com o time liderando o Campeonato Brasileiro e avançando nas competições da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores, além de ter conquistado o Campeonato Paulista em março.

O clube terá quase um mês para a intertemporada, um período raro para Abel e sua equipe. O próximo compromisso será no dia 23 de julho, contra o Coritiba, no Couto Pereira. O objetivo do recesso estendido é garantir que Abel retorne com as energias renovadas para um segundo semestre que promete ser desafiador, especialmente com a pressão por um título que não foi conquistado no ano anterior.

Além de Abel, o Palmeiras está sem os sete jogadores convocados para a Copa do Mundo e também não conta com Giay, que teve um recesso prolongado após fazer parte da delegação argentina, mesmo sem ser chamado por Scaloni. Marlon Freitas foi liberado por questões pessoais.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original