O Mineirão pode passar por alterações em seu gramado até 2027. De acordo com informações do ge, a Fifa requisitou que os estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo Feminina adotem um padrão de gramado, tendo o Maracanã como modelo.

Atualmente, o gramado do Mineirão é totalmente natural e o estádio é utilizado para partidas do Cruzeiro, além de eventos musicais. Para evitar danos à grama devido às variações de temperatura, o piso recebe manutenções mais intensas durante o verão e o inverno.

A expectativa é que, para 2027, o gramado do Mineirão se torne híbrido, ou seja, composto principalmente por grama natural com fibras sintéticas entrelaçadas. O Maracanã já utiliza essa tecnologia, enquanto a Neo Química Arena tem um sistema diferente, que poderia encarecer o processo de adaptação.

Com a implementação da fibra sintética, espera-se que o gramado suporte um maior número de partidas em intervalos reduzidos, o que será necessário durante a Copa do Mundo Feminina, que contará com oito jogos no Mineirão, prevista para começar em junho do próximo ano.

O Governo de Minas Gerais, responsável pelo Mineirão, informou que está em conversas com a Fifa sobre as possíveis adequações necessárias para a realização do torneio. As definições sobre o financiamento da troca do gramado ainda estão sendo discutidas entre o estado e a Minas Arena, administradora do estádio. O Cruzeiro não será responsável pela mudança e não se manifestará sobre o assunto.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original