O lateral-direito Maik, que estava afastado do elenco do São Paulo desde maio, retornou aos treinos com o grupo sob a supervisão do técnico Dorival Júnior. A reintegração ocorre no período de intertemporada, em meio à pausa para a Copa do Mundo.
A decisão de afastar o jogador, que tem 21 anos, foi tomada anteriormente pela antiga comissão técnica, liderada por Roger Machado, devido ao desempenho do atleta nos treinos. Agora, a presença de Maik nos treinos não garante sua permanência no elenco, já que Dorival Júnior pretende avaliar seu desempenho antes de tomar uma decisão sobre seu futuro no clube.
O São Paulo recebeu propostas de empréstimo por Maik, uma delas vinda dos Emirados Árabes Unidos e outra da Ucrânia. No entanto, como nenhuma das ofertas incluía compensação financeira, o clube optou por aguardar a avaliação de Dorival.
A última vez que Maik foi convocado para uma partida foi em 21 de março, em um jogo contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo afastado, o jogador continuou a ser monitorado pelo departamento de futebol do clube.
A reintegração de Maik ocorre após a saída de Cédric Soares, que foi liberado para buscar um novo clube. Atualmente, Dorival conta com Lucas Ramon, Moreira e Igor Felisberto como opções para a posição de lateral-direito.
Maik faz parte de uma geração vitoriosa da base do São Paulo, tendo sido campeão da Copinha em 2025. Seu bom desempenho nas categorias de base resultou na renovação de seu contrato até maio de 2028, e o clube detém 90% dos direitos econômicos do atleta. Desde que foi promovido ao time profissional, Maik disputou 18 jogos e marcou dois gols.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original