Aos 27 anos, Josué vive um dos melhores momentos de sua carreira como ponta esquerda do Blumenau. O atacante se destacou na temporada, acumulando 17 jogos, sete gols e cinco assistências, e chega ao mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro como uma das principais referências ofensivas da equipe.

O bom desempenho de Josué é ainda mais significativo considerando seu percurso até aqui. Antes de se estabelecer novamente no futebol profissional, ele enfrentou um período distante dos clubes e chegou a atuar na várzea, quase desistindo de seu sonho. A reviravolta ocorreu após seu reencontro com Patrick Fabiano, o Habib, um atacante de 38 anos que lidera o projeto Segunda Chance, voltado para reintegrar talentos da várzea ao futebol profissional.

“Chegou um momento, em 2023, em que eu estava no Santa Catarina e pensei: ‘Não vou mais jogar profissionalmente. Vou para a várzea’. Eu já tinha abandonado esse sonho. Foi quando o Patrick Fabiano criou o projeto e me convidou. Sou eternamente grato, pois Deus colocou esse projeto no coração dele e uniu nossos propósitos”, contou Josué.

O atacante não teve uma formação convencional nas categorias de base. Em 2017, jogava na várzea quando teve a oportunidade de fazer um teste no Nacional-SP, sendo aprovado e integrando o elenco profissional, onde marcou um gol logo na estreia, na Série A2 de 2018.

Josué revelou que, em apenas duas semanas, sua vida mudou completamente e chamou a atenção de grandes clubes. Ele teve a chance de se transferir para o Corinthians, mas optou pelo Palmeiras, motivado pela abordagem que recebeu. “Era para eu ter ido para o Corinthians antes do Palmeiras. Mas as pessoas que me ajudaram disseram que, no Palmeiras, eu seria valorizado pelo meu talento, enquanto no Corinthians, iria pela força que eles tinham”, explicou.

A passagem pelo Palmeiras trouxe conquistas e visibilidade, mas o atacante também rodou por clubes como Luverdense, Portuguesa Santista, São Caetano e União Suzano, sem conseguir se firmar em nenhum deles. “Após minha passagem pelo Palmeiras, eu pensava que não ficaria desempregado por ter um bom currículo. Mas, devido a problemas extracampo, acabei saindo. Eu estava desiludido e comecei a me envolver com a cachaça e a balada, o que prejudicou minha imagem”, afirmou.

A oportunidade no Blumenau surgiu através de Patrick Fabiano. O presidente do clube, Carbone, pediu que Josué o levasse para Blumenau, o que abriu as portas para sua retomada no futebol. “Sou muito grato ao Carbone, ao Patrick, ao elenco e a todos que me deram essa chance. É difícil ficar quase dois anos fora do profissional e alguém ainda querer te dar uma oportunidade”, destacou.

A relação de Josué com Patrick começou na infância, quando jogava na escolinha do Nova Era, onde Patrick já era uma referência. Anos depois, se reencontraram na várzea. Embora não tenham tido muito contato no início, Josué considera Patrick como uma figura paternal em sua vida. “Ele acreditou em mim quando muitos desacreditaram. Hoje, com mais sabedoria, entendo melhor as coisas”, disse.

Dentro de campo, Josué respondeu com números. Atualmente, ele é o quarto artilheiro da Série B do Campeonato Catarinense, com quatro gols. O Blumenau lidera a primeira fase da competição, com 22 pontos, resultado de sete vitórias, um empate e duas derrotas, faltando ainda oito jogos.

Na Série D, o BEC teve uma campanha de seis vitórias, dois empates e três derrotas na fase inicial. O time enfrentou o São Luiz-RS no mata-mata, com o jogo de ida terminando em 1 a 1, e a partida de volta está agendada para o dia 27 de junho, no Sesi.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original