A política do Vasco da Gama ganhou um novo destaque com as declarações de José Roberto Lamacchia. Ele, que é proprietário da Crefisa e pai de Marcos Lamacchia, atualmente em negociação para a aquisição da SAF do clube, afirmou que o acordo para assumir o futebol vascaíno já está em vigor.
Segundo Lamacchia, a condição para que a compra se concretize é que Pedrinho permaneça na presidência do clube. "Já está firmado esse acordo, mas nós só vamos ficar se o presidente for o Pedrinho. Eu sou o avalista da operação, por isso estou me metendo. Estou avalizando R$ 2 bilhões do meu filho", declarou.
Apesar do acordo, fontes do Globo Esporte informaram que ainda não há um acerto formal entre as partes, e que existem discussões pendentes sobre o reinvestimento no futebol com os recursos provenientes da venda de jogadores. Atualmente, existe apenas um memorando de entendimento.
O empresário de 83 anos expressou sua indignação com o afastamento de Pedrinho da SAF, resultado de uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e criticou aqueles que, segundo ele, estão dificultando o processo de compra. Lamacchia também negou qualquer conflito de interesses, em resposta a comentários do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista.
Ele afirmou que Leila Pereira, presidente do Palmeiras e esposa de Lamacchia, está totalmente focada no clube paulista, mas não descartou a possibilidade de ela assumir um cargo no Vasco após o término de seu mandato. "Ela pode ajudar o Vasco. Pode ser que sim, pode ser que não, são coisas para o futuro", disse.
Durante a entrevista, Lamacchia reafirmou a importância de Pedrinho para a continuidade das negociações e criticou a falta de comprometimento de outros envolvidos na gestão do clube. "Quem vai comprar o clube tendo esse pessoal à frente do Vasco? Eles não têm credibilidade nenhuma", afirmou.
Ele também ressaltou que o investimento de R$ 2 bilhões visa não apenas quitar dívidas, mas também criar um centro de treinamento de excelência e reinvestir em contratações para colocar o Vasco em posição competitiva.
Por fim, Lamacchia deixou uma mensagem de esperança aos torcedores: "A torcida pode ter certeza que, com Pedrinho na presidência, meu filho fará do Vasco um dos maiores clubes da América do Sul. Ele não vai vender o Vasco, ele quer investir e fazer o clube crescer".
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original