Com a saída de Pedrinho do comando, Samantha Mendes Longo foi designada interventora da SAF do Vasco por um período de 60 dias, conforme decisão da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. A advogada assume o papel de gestora e terá a palavra final nas diretrizes do clube.
Samantha, que atuou como diretora jurídica da CBF entre maio de 2022 e fevereiro de 2023, possui mais de 20 anos de experiência em direito empresarial. Ela é a segunda mulher a ocupar um cargo de diretoria na entidade, mas não pretende interferir diretamente nas decisões esportivas do clube. “Eu sou a interventora, sou a gestora da SAF, então eu tenho a caneta para dizer 'contrata esse, demite aquele'. Mas eu não tenho o perfil de decidir a parte esportiva”, afirmou.
A nova interventora tem como objetivo restabelecer a regularidade dos processos de governança, transparência e prestação de contas da SAF. Ela se comprometeu a apresentar relatórios quinzenais à Justiça e já planejou reuniões para entender a estrutura do Vasco e os próximos passos a serem tomados.
Samantha destacou sua intenção de manter a parte esportiva com profissionais qualificados, buscando minimizar prejuízos ao clube. “Quero que o clube continue cada vez melhor. Não quero causar conflitos”, disse.
Sobre a situação atual do Vasco em relação a contratações, a interventora mencionou os R$ 100 milhões gastos na última janela de transferências, mas afirmou que ainda não foi informada sobre negociações em andamento. “Seria precipitado eu me pronunciar sobre isso. Vou saber melhor a partir de amanhã”, comentou.
Ela também planeja se reunir com Pedrinho e outras partes envolvidas para entender melhor a situação e promover a comunicação entre os interessados. “Quero fazer contato com todas as partes. Uma das coisas de mediação é ter comunicação”, ressaltou.
Por fim, Samantha explicou que sua nomeação se deu devido a um pedido da 777, que solicitou a intervenção para resolver conflitos de governança. “O que queremos é fazer com que o Vasco fique bem. É uma tentativa de trazer harmonia para os acionistas em conflito”, concluiu.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original