Após um primeiro semestre irregular, o Flamengo se volta para a intertemporada com várias prioridades a serem resolvidas antes do retorno das competições. Com o elenco, diretoria e comissão técnica de volta após as férias, o foco está em reforços, cuidados físicos e definições táticas.

A principal necessidade do momento é a contratação de novos jogadores. O clube está atento ao mercado em busca de atletas para a segunda metade de 2026. Embora a janela de transferências só abra após a Copa do Mundo, a intenção é não esperar até o final do torneio para realizar movimentações. Alguns alvos, como Danilo, do Botafogo, e Thiago Almada, do Atlético de Madrid, preferem adiar decisões até o Mundial.

A diretoria reconhece as limitações financeiras atuais, mas busca oferecer ao treinador Leonardo Jardim as contratações necessárias o quanto antes, visando a adaptação dos novos jogadores ao grupo. O principal objetivo é ter todos os atletas disponíveis para o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, marcado para 12 de agosto, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Inicialmente, o Flamengo buscará jogadores jovens, com até 26 anos, e que não tenham valores de transferência muito altos. As contratações serão guiadas por três critérios principais: qualidade técnica, velocidade e saúde física. As posições prioritárias incluem um centroavante para competir com Pedro e um meia para atuar como reserva de Arrascaeta, além de um lateral esquerdo.

Outro aspecto crucial é a evolução da parte física da equipe. Após um início lento, o time terminou o primeiro semestre em boa forma, mas enfrentou algumas lesões significativas. O departamento médico intensificará os cuidados para garantir que Jardim tenha todos os jogadores disponíveis no retorno das competições, especialmente os convocados para a Copa do Mundo.

Atualmente, a atenção se volta para Léo Ortiz e Jorginho, que estão se recuperando de lesões, além de Saúl, que passou por cirurgia no calcanhar e ainda sente dores, o que o deixa em desvantagem em relação ao ritmo dos demais jogadores.

A intertemporada também servirá como um período de testes para o time, permitindo que alguns reservas mostrem seu valor na ausência dos convocados. Na zaga, Léo Ortiz e Vitão são as únicas opções, assim como Emerson Royal e Ayrton Lucas nas laterais. No meio-campo, com Paquetá, De la Cruz, Arrascaeta e Carrascal fora, Jardim precisará encontrar soluções criativas durante os três amistosos, o que poderá beneficiar a equipe no futuro.

Além disso, será necessário decidir se o rodízio de jogadores continuará nas competições. Com a eliminação na Copa do Brasil, o Flamengo se concentra somente na Libertadores e no Campeonato Brasileiro, sendo que a competição de pontos corridos tem sido a prioridade, mas a fase de mata-mata pode alterar essa estratégia, como ocorreu em 2025.

No dia 28, a delegação do Flamengo embarcará para Portugal, onde realizará três amistosos durante a intertemporada. O primeiro confronto será contra o River Plate, no dia 3 de julho, seguido pelo Lausanne, no dia 8, e pelo Benfica, no dia 11. A volta ao Brasil está programada para 12 de julho.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original