O Flamengo aproveita o período de intertemporada para observar de perto os talentos formados em suas categorias de base. O técnico Leonardo Jardim convocou sete jovens, além de Lorran e Rayan Lucas, para integrar a delegação que viajará a Portugal para treinos e amistosos. Outros jovens também esperavam a chance de serem chamados, especialmente devido aos desfalques dos jogadores convocados.

Entre os convocados, Daniel Thuram, zagueiro e capitão do sub-17, foi solicitado para não se apresentar à seleção brasileira, a fim de ser avaliado durante a viagem. Ele, que já atuou pelo time profissional no início do ano, é o único com idade para o sub-17 na lista e já soma 20 jogos na temporada, com 13 deles como titular e um gol marcado. Seu contrato foi renovado até 2028, com multa rescisória de 50 milhões de euros.

Guilherme Gomes, um dos destaques do sub-20, também foi convocado. O meio-campista de 20 anos já tem experiência no profissional, tendo participado de 17 jogos na atual temporada, todos como titular, e contribuído com três gols e cinco assistências.

Outro nome em ascensão é Daniel Sales, lateral-direito que também atua pela esquerda. Ele foi titular na estreia do time principal e já soma 22 partidas nesta temporada, todas como titular, com um gol e seis assistências.

Alan Santos, ponta de 19 anos, estreou no profissional em 2026 e tem se destacado, com 20 jogos, sendo 16 como titular, e cinco gols marcados. João Victor, uma das grandes promessas, busca novas oportunidades na equipe principal, tendo registrado 27 jogos na temporada, com 26 como titular e uma assistência.

Johnny, lateral-esquerdo de 19 anos, se recuperou de uma lesão e tem sido titular no sub-20, além de ter sido convocado para o banco do time principal em duas ocasiões. Joshua, uma das principais joias da base, foi herói na Copa do Brasil do ano passado e possui contrato até 2029, com multa de 50 milhões de euros.

Lorran e Rayan Lucas, que retornaram de empréstimos, também terão a chance de se mostrar e definir seu futuro no clube. A equipe se reapresentará no domingo e viajará para Portugal, onde ficará hospedada em um resort à beira-mar. Durante a estadia, o Flamengo disputará amistosos contra River Plate, Lausanne e Benfica no Estádio Algarve.

O retorno ao Rio de Janeiro está marcado para o dia 12 de julho, quando a equipe finalizará o período sem jogos no Ninho do Urubu.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original