O Flamengo planeja aproveitar o intervalo da Copa do Mundo para observar e integrar jovens das categorias de base aos treinos da equipe profissional. Com a intenção de oferecer mais oportunidades aos atletas sob o comando de Leonardo Jardim, o clube reconhece que, nos últimos anos, a presença de elencos estrelados limitou o espaço para os jogadores formados no Ninho. Contudo, alguns se destacaram, como Evertton Araújo, Wesley e João Gomes, enquanto a maioria ainda luta por mais minutos em campo.
O diretor da base, Alfredo Almeida, comentou sobre a responsabilidade do clube em preparar os jovens atletas. Ele enfatizou a importância de não apenas dar oportunidades, mas garantir que os jogadores estejam prontos para aproveitá-las. "A nossa responsabilidade é ter mais Vinícius Júnior e mais Paquetás, que já estavam preparados para suas chances", afirmou.
Almeida também explicou o processo de seleção dos jovens que treinarão durante a intertemporada, destacando que muitos já participam de treinos com a equipe principal e são convocados conforme as necessidades do elenco. "Houve um planejamento e alinhamento entre as divisões de base e o futebol profissional para garantir que os jogadores estejam preparados para os desafios que podem surgir", disse.
Além disso, o diretor comentou sobre a saída de Ryan Roberto, que foi vendido ao Shakhtar Donetsk. O jogador, que estava afastado do sub-20 enquanto definia seu futuro, aceitou a proposta do clube ucraniano. O Flamengo receberá 9,5 milhões de euros, além de bônus por metas atingidas, após negociações que se estenderam por várias semanas.
Alfredo Almeida concedeu a entrevista após liderar um workshop sobre a metodologia de desenvolvimento das categorias de base da Flamengo Academy, com o intuito de apresentar o trabalho do departamento e os princípios fundamentais da formação de atletas.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original