O gol de Gonzalo Plata, que garantiu a classificação do Equador para a fase de mata-mata da Copa do Mundo, também teve um significado especial para o Flamengo. Com isso, o clube se destaca como a única equipe brasileira a contar com jogadores que balançaram as redes nas últimas três edições do torneio.
Além de Plata em 2026, o Flamengo teve Arrascaeta, que anotou dois gols contra Gana no Catar em 2022, e Paolo Guerrero, que marcou pelo Peru na Copa da Rússia em 2018. Naquela ocasião, Guerrero quebrou um jejum de 32 anos sem gols de atletas do Flamengo em Copas do Mundo.
O maior artilheiro do Flamengo em Copas é Leônidas, com sete gols, seguido por Zico, com cinco. Moderato, Sócrates e Arrascaeta têm dois gols cada, enquanto Zagallo, Júnior, Guerrero e agora Plata somam um gol cada.
Por outro lado, na seleção brasileira, não há registros de gols de jogadores do Flamengo em Copas do Mundo nos últimos 40 anos. O último foi Sócrates, que marcou no dia 16 de junho de 1986, durante a vitória do Brasil por 4 a 0 sobre a Polônia, nas oitavas de final do torneio realizado no México.
Gonzalo Plata é o segundo equatoriano convocado para a Copa do Mundo enquanto jogava pelo Flamengo, sendo o primeiro o zagueiro Erazo.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original