O Flamengo está utilizando a intertemporada para promover a recuperação de atletas que enfrentaram problemas físicos no primeiro semestre. O clube intensificou os treinos com os volantes Jorginho e Saúl, além do zagueiro Léo Ortiz, com a expectativa de que todos estejam disponíveis durante a preparação.

Léo Ortiz sofreu uma leve lesão muscular na coxa direita durante a partida contra o Coritiba, que foi o último jogo antes da pausa para a Copa. Como se tratava de uma lesão de grau 1, o tempo de recuperação foi mais curto. Após retornar de férias, ele voltou ao CT para tratamento e, embora ainda não tenha treinado com o grupo, segue o cronograma estabelecido pelo Flamengo. O jogador viajará normalmente para Portugal com a equipe.

Jorginho, por sua vez, se recupera de uma fratura no dedo do pé direito, que o afastou dos jogos contra Cusco e Coritiba. Ele se reapresentou na última sexta-feira e já participa dos treinos sem restrições.

Saúl também retornou ao Ninho do Urubu mais cedo, aproveitando as férias para focar na parte física. Ele está em treinamento com o elenco, além de realizar atividades específicas para garantir sua plena condição. O jogador passou por uma cirurgia no tornozelo esquerdo nesta temporada e voltou a atuar apenas em abril, mas ainda busca se firmar em campo.

O Flamengo planeja usar esse período para aprimorar não apenas a preparação do trio mencionado, mas também de outros jogadores que apresentaram desgaste físico ao longo da temporada. O trabalho continuará após o retorno dos nove convocados para a Copa do Mundo, dependendo do estado físico de cada um.

Os primeiros dias de treino no CT foram marcados por um clima leve, típico do início de uma intertemporada. Na sexta-feira, o elenco passou por exames médicos e avaliações, enquanto na segunda-feira o foco foi no treinamento físico integral e, na terça, em aspectos táticos.

No dia 28, a equipe embarcará para Portugal, onde realizará três amistosos. O primeiro confronto será contra o River Plate no dia 3 de julho, seguido pelo Lausanne no dia 8 e pelo Benfica no dia 11. O retorno ao Brasil está previsto para 12 de julho, mas a equipe estará desfalcada de vários jogadores que estão com suas seleções na Copa do Mundo, como Alex Sandro, Léo Pereira, Lucas Paquetá, Carrascal, Plata, Arrascaeta, Varela e De La Cruz. Mesmo que as seleções sejam eliminadas, a tendência é que esses atletas recebam alguns dias de férias.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original