A participação de Léo Jabá no campeonato amador de Itu gerou controvérsia. O atacante, que está suspenso por doping desde o final de 2025, jogou quatro partidas pelo Palestra Novo Itu e, em decorrência disso, o clube perdeu 12 pontos em um julgamento. A decisão foi mantida pela Comissão Disciplinar, mesmo após o recurso do time.
Com a penalização, o Palestra Novo Itu caiu para a sexta posição do Grupo B, ficando fora da fase de mata-mata. A situação foi agravada por discussões sobre a condição de jogo do atleta, que ainda cumpre a suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Além disso, surgiram questionamentos sobre um suposto vínculo com o São Bernardo, que o clube do ABC negou, afirmando que Jabá não tinha contrato ativo antes de sua participação no torneio amador.
Nas redes sociais, o Palestra Novo Itu contestou a punição, alegando que a inscrição de Léo Jabá foi feita dentro dos prazos e que o regulamento da competição não proíbe a participação de atletas punidos por doping. Em nota, a diretoria do clube expressou sua indignação, considerando a decisão injusta e questionando o processo disciplinar, além de informar que estuda ações judiciais contra a Liga Ituana.
O caso repercutiu entre os envolvidos no futebol amador da região, uma vez que Jabá havia competido em outras cidades sem problemas semelhantes. Revelado pelo Corinthians, o atacante de 27 anos foi suspenso por quatro anos após testar positivo para substâncias proibidas em um exame realizado após uma partida entre São Bernardo e Corinthians no Campeonato Paulista de 2025. No profissional, Léo Jabá atuou em 19 jogos pelo Timão e também jogou pelo Vasco em 2021.
Apesar da polêmica, o torneio amador de Itu segue em frente, com as semifinais programadas para julho, envolvendo os confrontos entre Grêmio Olimpikus e Portal do Éden, além de Adega Nação e Juventus, que ocorrerão em jogo único no estádio Novelli Júnior.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original