Os jogadores do Cruzeiro voltam aos treinos nesta segunda-feira, iniciando com avaliações físicas antes das atividades em campo. A equipe, conhecida como Raposa, terá um mês de preparação até o retorno do Campeonato Brasileiro, marcado para 22 de julho.
Recentemente, o clube mineiro confirmou o empréstimo do volante Japa ao Mirassol, onde atuará até o final da temporada. Japa teve poucas oportunidades no time principal, participando de apenas uma partida sob o comando do técnico Artur Jorge. Além dele, o zagueiro Bruno Alves foi anunciado pelo Norwich City, da Inglaterra. Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Bruno não teve a chance de jogar pelo time profissional e agora busca mais experiência na Europa.
Por outro lado, a situação de alguns jogadores do elenco permanece indefinida. Wanderson, Walace e Chico da Costa retornam aos treinos, mas suas permanências no clube são incertas. Walace, em particular, enfrenta uma situação complicada, tendo treinado separado do grupo após um incidente em um grupo de conversas. O Cruzeiro tenta viabilizar sua saída, mas ainda não recebeu propostas concretas, embora haja interesse de clubes brasileiros, que enfrentam dificuldades devido ao alto salário do jogador.
Chico da Costa, que chegou ao Cruzeiro no início do ano, também recebeu sondagens, mas nenhuma negociação avançou. Ele participou de 14 dos 37 jogos do primeiro semestre. Wanderson, que era titular em 2025, perdeu espaço e se tornou a última opção no ataque, tendo feito apenas dois gols nesta temporada, com sua última aparição em campo ocorrendo em maio.
A janela de transferências será aberta em 20 de julho, e o Cruzeiro espera definir as mudanças em seu elenco até lá.
Para a retomada das atividades, o Cruzeiro já conta com um reforço: o lateral-esquerdo Gabriel Rojas, que veio do Racing, da Argentina, e assinou contrato até 2029. Ele chega para substituir Kaiki, que deve decidir seu futuro entre o Cruzeiro e o Como, da Itália, em breve.
A equipe também busca reforços no mercado, incluindo um zagueiro, um volante, um ponta e um centroavante. Durante o mês de preparação, o clube planeja realizar dois amistosos, sendo um deles contra o Grêmio, em Belo Horizonte, com as equipes em negociações para confirmar a partida.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original