O Corinthians encerrou o mês de abril com um déficit de R$ 168 milhões e almeja arrecadar 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 147,3 milhões na cotação atual) com a venda de jogadores na próxima janela de transferências, que se abrirá em 20 de julho.

Apesar da meta estabelecida, o clube ainda não recebeu propostas oficiais por atletas do elenco. A diretoria reconhece que a negociação de jogadores será crucial para a saúde financeira do Corinthians. Jogadores como Hugo Souza, Matheuzinho, Matheus Bidu, André Carrillo, Breno Bidon e Yuri Alberto estão valorizados e podem atrair propostas nos próximos meses.

Paralelamente às negociações, o clube também se esforça para manter um elenco competitivo para o segundo semestre da temporada. O presidente Osmar Stabile e o executivo de futebol Marcelo Paz têm trabalhado no CT Joaquim Grava para garantir a permanência de suas principais peças. Fernando Diniz, técnico da equipe, se reuniu com alguns jogadores nas semanas que antecederam a pausa para a Copa do Mundo, expressando seu desejo de contar com eles na sequência da temporada.

Entretanto, a expectativa é que pelo menos um dos seis jogadores mencionados deixe o Corinthians na próxima janela. Yuri Alberto, por exemplo, tem o desejo de jogar na Europa no segundo semestre de 2026, e seu estafe acredita que propostas do exterior devem surgir nas primeiras semanas da janela. O período de transferências ocorrerá de 20 de julho a 11 de setembro.

Com problemas financeiros significativos, a janela do Corinthians é cercada de incertezas. O clube enfrenta um transfer ban que o impede de registrar novos jogadores devido a uma dívida com o Philadelphia Union, referente à contratação do volante José Martínez em 2024. Além disso, existem outras dívidas a serem quitadas em breve, e os salários do elenco e da comissão técnica referentes ao mês de maio estão atrasados há 15 dias.

Se houver contratações, o Corinthians deverá realizar movimentações pontuais, priorizando jogadores livres no mercado e que tenham salários compatíveis com a atual situação financeira do clube. Internamente, a avaliação é de que o setor ofensivo é o que mais necessita de reforços.

Sobre Memphis Depay, atacante cujo contrato se encerra em 31 de julho, o jogador já recebeu uma proposta de renovação enquanto defende a seleção da Holanda na Copa do Mundo. Tanto o Corinthians quanto o estafe do atleta estão otimistas e esperam finalizar o acordo nas próximas semanas, que teria validade até julho de 2028.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original