Na Copa do Mundo, a edição que conta com o maior número de jogadores do futebol brasileiro na história, 25 dos 32 convocados que atuam no país avançaram para a segunda fase. Apenas os sete jogadores uruguaios foram eliminados na fase de grupos, que se encerrou neste sábado.
Os atletas uruguaios Arrascaeta, De la Cruz e Varela foram liberados para retornar ao Flamengo, assim como Emiliano Martínez e Piquerez, que voltam ao Palmeiras, Canobbio ao Fluminense, e Rochet ao Internacional. A expectativa é que esses jogadores desfrutem de alguns dias de descanso.
Para os demais convocados, os clubes terão que aguardar mais tempo pelo retorno, o que pode resultar na perda da intertemporada que os times realizam durante a Copa. Na competição, continuam na disputa sete brasileiros, sete paraguaios, cinco equatorianos, quatro colombianos, um argentino e um holandês.
Entre os jogadores que seguem no torneio, estão seis do Flamengo, cinco do Palmeiras, quatro do Atlético-MG, dois do Grêmio e um de Athletico-PR, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Internacional, Santos, São Paulo e Vasco.
Abaixo, a lista dos convocados:
Brasil (7): Weverton (Grêmio), Alex Sandro (Flamengo), Danilo (Flamengo), Léo Pereira (Flamengo), Lucas Paquetá (Flamengo), Danilo Santos (Botafogo) e Neymar (Santos).
Paraguai (7): Balbuena (Grêmio), Bobadilla (São Paulo), Gustavo Gómez (Palmeiras), Isidro Pitta (Bragantino), Junior Alonso (Atlético-MG), Maurício (Palmeiras) e Ramón Sosa (Palmeiras).
Equador (5): Alan Franco (Atlético-MG), Félix Torres (Internacional), Minda (Atlético-MG), Plata (Flamengo) e Preciado (Atlético-MG).
Colômbia (4): Andrés Gómez (Vasco), Arias (Palmeiras), Carrascal (Flamengo) e Juan Portilla (Athletico-PR).
Argentina (1): Flaco López (Palmeiras).
Holanda (1): Memphis Depay (Corinthians).
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original