O Fluminense anunciou recentemente a volta de Thiago Silva, mas a conexão entre o clube carioca e o Lanús, da Argentina, vai além do passado. Nos últimos anos, as distâncias geográficas entre as duas equipes parecem ter diminuído, especialmente após os confrontos na Copa Sul-Americana de 2025, que marcaram a história dos clubes.

A relação entre Fluminense e Lanús tem como principal elo Germán Cano, que se destacou nas categorias de base do clube argentino antes de se tornar ídolo no Tricolor. Após deixar o Vasco em 2022, Cano chegou ao Fluminense com a expectativa de ser um goleador. Em sua trajetória, ele acumulou 111 gols e 13 assistências, contribuindo para as conquistas do Campeonato Carioca em 2022 e 2023, além da Libertadores em 2023 e da Recopa em 2024.

O encontro entre Fluminense e Lanús nas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2025 foi um marco importante. Apesar da eliminação do Fluminense, que contava com Renato Gaúcho no comando, a partida fortaleceu ainda mais a ligação entre os clubes. Após a eliminação, Renato pediu demissão, abrindo espaço para a chegada de Luis Zubeldía, que já tinha uma história com Cano no Lanús.

Zubeldía, ex-jogador e técnico, começou sua carreira no Lanús e foi responsável pelos primeiros passos de Cano como profissional. Desde sua chegada ao Fluminense em setembro de 2025, ele tem mostrado um bom desempenho, com mais de 63% de aproveitamento e já planeja o segundo semestre da equipe.

No início de 2026, a relação entre os clubes se estreitou ainda mais com a contratação de Rodrigo Castillo, atacante que se destacou no Lanús. O Fluminense investiu US$ 10 milhões para trazê-lo, tornando-o o jogador mais caro da história do clube. Castillo, em processo de adaptação, elogiou a recepção de Cano, que se mostrou disposto a ajudar o novo companheiro.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original