Na manhã desta segunda-feira, o Botafogo voltou a se reunir após um período de 22 dias de férias devido à pausa no calendário em razão da Copa do Mundo. A reapresentação ocorreu no Espaço Lonier, o centro de treinamento do clube.

O elenco terá pouco mais de uma semana para se preparar antes de viajar para a Rússia, onde realizará sua intertemporada. Durante a estadia, o time enfrentará o CSKA e o Dínamo Moscou em seus respectivos estádios, além de realizar dois jogos-treino com atletas que tiveram menos minutos em campo.

Na reapresentação, alguns jovens da base foram convocados para integrar o elenco profissional. Do time sub-20, foram chamados: Arthur Novaes, Felipe Januário, Caio Vale, Kauã Branco, Jhoan Hernández e Cléber Lucas. Já do sub-17, os escolhidos foram Lucas Emanuel e Victor Hugo. Para a viagem à Rússia, a expectativa é que cerca de 30 jogadores façam parte da delegação, com a possibilidade de alguns jovens estarem à disposição do técnico Franclim Carvalho.

A intertemporada visa fortalecer a relação entre os atletas e a comissão técnica, além de aproveitar o período sem jogos oficiais para consolidar o grupo e promover a convivência fora da rotina do centro de treinamento.

O Botafogo chega a essa pausa após ter realizado 39 partidas na temporada, com 18 vitórias, sete empates e 14 derrotas, totalizando 62 gols marcados e 49 sofridos, resultando em um aproveitamento de 52,1%.

As atividades no CT foram focadas em avaliações no Núcleo de Saúde e Performance, além do início gradual dos trabalhos em campo. A recuperação dos atletas que estão no departamento médico também é uma prioridade nesse período. No último jogo, Bastos, Júnior Santos, Nathan Fernandes, Allan e Kaio Pantaleão não puderam atuar.

O retorno aos jogos está programado, mas a data exata ainda não foi confirmada pela CBF. O primeiro confronto será contra o Santos, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original