O Atlético-MG voltou aos treinos na Cidade do Galo nesta segunda-feira, às 15h, com a presença de um novo reforço, saídas confirmadas e algumas indefinições no elenco. O técnico Eduardo Domínguez terá um mês para preparar a equipe para a sequência da temporada.

O zagueiro Léo Duarte, que estava no Basaksehir, da Turquia, é a única novidade no time. Ele assinou um contrato de três anos e meio e chega para disputar posição com Ruan Tressoldi, Vitor Hugo, Lyanco e Ivan Román. Léo Duarte, de 29 anos, não atua no Brasil desde 2019.

A primeira saída confirmada foi a do atacante Hulk, que se transferiu para o Fluminense após rescisão de contrato com o Atlético. O jogador se despediu em uma cerimônia na Arena MRV e já foi anunciado pelo clube carioca.

Além de Hulk, o zagueiro Júnior Alonso também deixou o clube, tendo sido negociado com o Atlanta United, dos Estados Unidos. Alonso, que estava com a seleção paraguaia na Copa do Mundo, encerra sua passagem pelo Atlético-MG com 241 jogos, quatro gols e seis títulos conquistados.

No que diz respeito às indefinições, o meio-campista Igor Gomes, com contrato até o fim do ano, pode assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de julho. Apesar de estar fora dos planos do Atlético, ainda não houve propostas concretas pelo jogador, apenas sondagens.

Outra situação incerta é a do zagueiro Rômulo, que está emprestado ao Sporting, de Portugal, até o final de junho. O clube português não renovará o empréstimo, e o Atlético ainda não decidiu se Rômulo será integrado ao elenco ou se será novamente emprestado.

Além disso, nomes como Gustavo Scarpa e Dudu foram mencionados como possíveis saídas, mas o alto salário dificulta a negociação. Ambos têm contrato até dezembro de 2027 e perderam espaço com o novo treinador.

A diretoria do Atlético-MG também está atenta ao mercado em busca de novos reforços, priorizando a contratação de um zagueiro canhoto, um volante e um atacante. O volante Fred, que pertence ao Fenerbahce, da Turquia, é um dos alvos, embora sua contratação dependa de uma rescisão contratual.

O próximo compromisso do Galo será contra o Bahia, na Arena MRV, marcado para o dia 22 de julho.

Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original