O zagueiro Arboleda se reapresentou no Centro de Treinamento da Barra Funda e pode ser reintegrado ao elenco do São Paulo. A discussão sobre seu retorno ganhou força após a saída do ex-executivo de futebol Rui Costa, que era contra a volta do jogador. Arboleda estava afastado desde maio, após passar cerca de um mês no Equador sem aviso prévio ao clube.
Com a mudança na gestão do departamento de futebol, a comissão técnica agora avaliará a situação do defensor. Apesar do episódio de indisciplina, o histórico de trabalho com o técnico Dorival Júnior, com quem conquistou a Copa do Brasil em 2023, pesa a favor de Arboleda. Além disso, a busca por um novo zagueiro tem se mostrado complicada, o que torna a reintegração do atleta uma alternativa viável.
O São Paulo ainda não conseguiu avançar nas negociações para reforçar a defesa. O clube fez propostas para Domingos Duarte, do Getafe, e Arthur Chaves, do Hoffenheim, mas ambas não foram aceitas.
Atualmente, o técnico Dorival Júnior conta com Alan Franco, Sabino, Rafael Tolói e Osório como opções para a zaga, após a saída de Dória e Ferraresi. Nesse contexto, a reintegração de Arboleda é vista como uma forma de ampliar as alternativas defensivas do time.
Os números também favorecem o equatoriano: nesta temporada, ele participou de 11 partidas, conquistando seis vitórias, dois empates e três derrotas, resultando em um aproveitamento de 60,7%. Em contraste, o São Paulo, sem Arboleda, disputou 25 jogos, com dez vitórias, seis empates e nove derrotas, totalizando 48% de aproveitamento.
Arboleda possui contrato com o São Paulo até o final de 2027 e, desde maio, o clube busca negociar sua saída, mas ainda não recebeu propostas satisfatórias. Com 34 anos, o zagueiro já atuou 360 vezes pelo Tricolor, anotando 24 gols e oferecendo seis assistências, além de conquistar três títulos: Campeonato Paulista de 2021, Copa do Brasil de 2023 e Supercopa do Brasil de 2024.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original