O zagueiro Arboleda se apresentou novamente ao CT da Barra Funda, trazendo novas perspectivas para sua reintegração ao São Paulo. Embora ainda esteja treinando separadamente do grupo, a saída de Rui Costa, ex-executivo de futebol, cria um cenário favorável para reavaliação de sua situação.
O defensor equatoriano estava afastado desde maio, após uma viagem ao Equador sem aviso prévio à diretoria. A expectativa era de que ele se juntasse ao elenco alguns dias após o retorno do time, que ocorreu na última quarta-feira. Enquanto isso, o São Paulo busca propostas para o jogador, mas até o momento não recebeu ofertas que atendam suas expectativas. Arboleda, por sua vez, manifesta interesse em voltar a treinar com os colegas.
A demissão de Rui Costa, que era um dos principais defensores da saída de Arboleda, pode mudar o rumo da situação. O ex-executivo considerava a atitude do atleta como uma afronta e mantinha uma postura firme em relação ao afastamento. Atualmente, Rafinha ocupa interinamente a posição e pode abrir novas possibilidades para o retorno do zagueiro.
Arboleda possui uma boa relação com figuras-chave do departamento de futebol, incluindo Rafinha e Dorival Júnior, com quem trabalhou na conquista da Copa do Brasil em 2023. O jogador recebeu sondagens de clubes da Série A, como Santos e Vitória, mas as negociações não avançaram. Além disso, seu alto salário é um fator a ser considerado na decisão do clube.
Nos próximos dias, Arboleda deve se reunir com Dorival Júnior para discutir sua reintegração ao elenco principal. A comissão técnica vê a contratação de um novo zagueiro como uma prioridade para o segundo semestre, o que torna o retorno do equatoriano uma alternativa viável para aumentar as opções defensivas do time.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original