O Vasco da Gama vive um momento importante na janela de transferências, com Andrés Gómez se destacando como o principal ativo do clube. A convocação do atacante para a Copa do Mundo elevou ainda mais seu valor de mercado. Ele participou do primeiro jogo da Colômbia no Mundial e aguarda ansiosamente a próxima partida, contra Portugal, marcada para este sábado, às 20h30 (de Brasília), em Miami.
No início do ano, o clube carioca investiu pouco mais de 4,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 30 milhões) por 60% dos direitos econômicos do jogador. Atualmente, o Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) estima seu valor entre 11 e 13 milhões de euros, quase três vezes o que foi pago inicialmente.
Apesar de operar com um orçamento limitado até a conclusão da SAF, o Vasco não tem planos de negociar o atleta. Nos últimos meses, clubes do exterior demonstraram interesse, mas a diretoria se mostra confiante em manter o colombiano na equipe nesta temporada. Embora ainda não tenha recebido propostas formais, o clube se prepara para eventuais abordagens, especialmente após o Mundial. A adaptação de Gómez e sua família ao Rio de Janeiro também contribui para a permanência do jogador.
A expectativa é potencializar o desempenho do atacante no segundo semestre, especialmente após a saída de Renato Gaúcho, com quem houve uma relação desgastada nos últimos tempos. Com contrato até 2031, Gómez é visto como um caso de sucesso pela atual gestão.
A convocação para a Copa e o rápido crescimento de Gómez no Vasco se tornaram trunfos para a diretoria na busca por novos reforços, especialmente estrangeiros. Um exemplo recente é a negociação com Deossa, volante do Betis, que está em andamento.
O Vasco se consolidou como uma vitrine para jogadores colombianos, com a participação de Gómez na Copa gerando repercussão positiva. Carlos Cuesta, que se juntou ao clube, também foi convocado e estava na pré-lista para o Mundial, assim como o meia Johan Rojas. Essa visibilidade tem sido um fator importante para atrair novos talentos, como Marino Hinestroza, que chegou ao clube no início do ano.
Os próximos encontros entre os executivos do Vasco e a interventora judicial da SAF, Samantha Longo, serão cruciais para definir as situações relacionadas a novos reforços. A negociação com Deossa será analisada em termos financeiros, enquanto o departamento de futebol já sinalizou positivamente sobre o jogador. A negociação com o Betis está avançada, restando apenas o aval da interventora sobre os valores envolvidos.
Com base em reportagem de Globo Esporte — ver original